Bem-vindo à web da Sala-de-Aula Museo Paco Díez
| Portuguêse |
 
     |    Español    |    English    |    Français    |    Portuguêse
 
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 
 
 
   
   
   
 
 
 
   
   
 
La Bazanca - Trajetoria
 

MÚSICA IBÉRICA

 
 


O grupo musical La Bazanca nasce em maio de 1980 com a finalidade de difundir a Música Tradicional de Castela e Leão especialmente, embora em seus recitais intercala ritmos e melodias não arraigados em sua região, em pró da difusão da Cultura Musical Ibérica.

Este grupo aglutinou diversas formações ao longo de sua existência, o que tem provocado que em seu seio coexistam variadas influências musicais que, junto à contínua preocupação pela busca de novas sonoridades e a utilização de instrumentos herdados da Tradição Musical Ibérica, favorecem que La Bazanca desfrute de personalidade própria, com um rigoroso trabalho de recopilação, classificação e adaptação de todo nosso Saber Tradicional.

Desde 1982, também contamos com outro monográfico de temas natalinos no cual se incluem Canções de natal, Romances, e Aguinaldos, todos recolhidos pelo interior da Espanha.

Os concertos do grupo pela Espanha já superaram amplamente o milhar, por isso só destacaremos suas excursões pela França, Alemanha, Suécia, Israel, Itália, Eslovénia, Bulgária, Polônia e Portugal, que nos convertem em um dos grupos musicais espanhóis de maior prestígio nos Circuitos Folk Europeus, assim como em embaixadores da Língua e Cultura Tradicionais da Espanha.
 
 


           

      DOS PROPUESTAS :

   
 


"SONS DE IDA E VOLTA"
   (QUINTETO)


Três músicos castelhanos e dois hispano-peruanos mestiçando nossa música de raiz hispana com os ritmos e melodias afro-peruanas e andinas, utilizando instrumentos de ambas as culturas como gaita de fole, sanfona, bandola, alaúde, violão, guitarrón, acordeão, sikus (flauta-de-pã), quena, cajón, queixada de burro e outras percussões, além de cinco vozes bem polidas.

O título "Sons de ida e volta" vem a significar essa bagagem ibérica que os espanhóis levaram ao Peru e que retorna reelaborado pelas diferentes influencias musicais íbero-americanas, sobretudo a peruana e especialmente a negra, a dos escravos africanos, para mesclar-se de novo com a tradição Musical ibérica em um concerto festivo e participativo.

ver videos en directo

 

 


"ENTRE VÉSPERA DE NATAL E REIS"
   (CUARTETO)


Canções de natal, Aguinaldos e Romances natalinos recolhidos pelo interior da Espanha com os que tentamos recuperar, com breves explicações, nossos ricos costumes natalinos tão deteriorados pela irrupção da tradição anglo-saxã.

Trata-se além disso de um repertório com o qual o público colabora facilmente, bem seja pelos temas que são singelos e muito pegadiços ou por "essas íntimas datas" nas que todos parecem que se abrem um pouco mais e perdem "os medos cênicos" que arrastam durante o resto do ano.

 

 


ver videos en directo