Bem-vindo à web da Sala-de-Aula Museo Paco Díez
| Portuguêse |
 
     |    Español    |    English    |    Français    |    Portuguêse
 
 
   
   
   
   
   
   
   
 
   
   
   
 
 
 
 
   
   
   
 
 
   
   
   
 
Os Instrumentos Tradicionais constituem um aspecto essencial do nosso extraordinário Legado Cultural. Sempre presentes em nossos Ritos e Costumes, obram decisivamente sobre nosso estado de espírito e nos acompanham fielmente nos momentos mais importantes da Vida marcando o Ritmo da nossa existência, por isso o Estudo, a Conservação e a Difusão dos mesmos é tarefa fundamental para que as gerações vindouras conheçam e apreciem através da Música, Linguagem Universal, as suas próprias Raízes Bienvenu au site web de la Salle-Musée Paco Díez
     
 

O ritmo de vida atual não permite trabalhos artesãos como os de antigamente, época em que a generosa concepção do tempo facilitou a criação de magníficos instrumentos musicais, autênticas Obras de Arte, assim como também propiciou a transmissão natural das nossas Danças e da nossa Literatura Oral.

Todos os esforços realizados para conservar e difundir nossa riquíssima Cultura Ibérica são poucos, pelo que a nossa Sala-de-Aula Museu conta com seis objetivos fundamentais:

  • Recuperar e manter aqueles Instrumentos Musicais Tradicionais cuja utilização está pouco a pouco desaparecendo.
  • Difundir de forma periódica nossa rica Tradição Musical e Oral através de Concertos Didáticos dirigidos a crianças em idade escolar, a Associações Culturais ou outros coletivo.
  • Divulgar a Música e a Cultura Tradicionais do Mundo, aproximando-a a todo tipo de público com Concertos de Verão e de Inverno.
  • Favorecer o encontro entre Músicos Tradicionais, reunindo aos Informantes e Intérpretes Especialistas herdeiros diretos da Tradição, com jovens músicos que aprenderão de sua mestria e engenho para algum dia substituir-los.
  • Fomentar a aprendizagem da construção de instrumentos de singela arquitetura, assim como a interpretação dos Instrumentos Tradicionais em geral.
  • Propiciar o descobrimento do prazer das danças dos mais velhos a todo tipo de públicos com a organização das Jornadas sobre Dança Tradicional.

Para conseguir os objetivos mencionados a Sala-de-Aula Museu conta basicamente com quatro espaços bem diferenciados :

  1. Duas extensas Salas em duas alturas com uma exposição permanente de Instrumentos Tradicionais da Península Ibérica, classificados em quatro grandes famílias segundo a fonte do som e a respeito dos quais se apresentará uma amostra para ouvir, ver e tocar nos Concertos Didáticos prévios à visita ao Museu.
  2. Uma ampla Sala que atualmente conta com uma interessante exposição de instrumentos europeus e que em um futuro albergará uma grande coleção monográfica de gaitas de fole ou Cornamusas da Europa.
  3. Uma Sala Polivalente para 100 pessoas, dotada com todos os meios técnicos profissionais, onde terão lugar os Concertos Didáticos, Cursos para aprendizagem e construção de Instrumentos, Jornadas sobre a Música e a Dança Tradicionais, Concertos de Músicas do Mundo, Encontros de Músicos, Apresentações de Dança Tradicional,…. Esse espaço também conta com um estúdio de gravação e com dois cômodos camarins.
  4. Um pátio-anfiteatro exterior para 100 pessoas onde organizaremos eventos de todo tipo na época estival.